Tudo sobre as Inscrições Prouni 2017

Atualizado em: 9 setembro 2016

by Prouni 2017 on 09/09/2016

Inscrição ProUni 2017: No próximo mês de janeiro será aberto o período de inscrição do ProUni 2017 (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre do ano. O processo seletivo será aberto para estudantes de baixa renda que participarem do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) e conquistarem nota maior do que 450 pontos na média geral e superior mais do que zero na redação.

Criado pelo Governo Federal no ano de 2005, o ProUni é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de distribuir bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades particulares, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes do país que ainda não possuem diplomas de cursos superiores.

Quem pode se inscrever no ProUni 2017 1º semestre? Requisitos do Programa

Os requisitos do ProUni 2017 incluem participação e nota no Exame Nacional do Ensino Médio, rendimento familiar mensal e escolaridade no nível médio, conforme descrição a seguir:

Imagem Tudo sobre inscrições Prouni 2017

  • Nota no Enem 2016: média superior a 450 pontos e aproveitamento maior do que zero na prova de redação;
  • Renda para bolsa integral do ProUni 2017: ganho familiar bruto mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Renda para bolsa parcial: ganho familiar bruto mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa;
  • Ensino médio: cursado por completo em escolas da rede pública ou, se for o caso, como bolsista integral em escolas particulares.

Existem casos particulares onde são abertas exceções nos requisitos citados. Pessoas com deficiência, por exemplo, não precisam comprovar que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em particulares. Professores de magistério em pleno exercício da função na rede pública de ensino, que pretendem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, também não precisam comprovar que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Além disso, exclusivamente estes candidatos não precisam comprovar renda familiar mensal.

Como fazer inscrição no ProUni 2017?

As inscrições para o ProUni 2017 deverão ser feitas exclusivamente via internet, através da página oficial do Programa, disponível no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. O MEC ainda divulgará, entre o fim de dezembro e início de janeiro, um edital do processo seletivo com todas as regras e datas importantes das etapas de seleção. Até lá, entretanto, é possível informar os procedimentos de inscrição e fazer uma previsão do cronograma.

A expectativa é de que o período de inscrição do ProUni 2017 comece a partir da segunda semana de janeiro, com duração de aproximadamente cinco dias. Durante este tempo, o estudante precisa acessar o site oficial tendo em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha do Enem 2016. Aqueles que não se lembrarem da senha poderão cadastrar uma nova clicando no link de apoio “Esqueci minha senha”, disponível na própria página.

Ao se inscrever, cada candidato tem o direito de escolher até duas opção de cursos diferentes, em ordem de preferência. Em ambas, é necessário informar o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência à vaga. Durante todos os dias de inscrição, o sistema atualizará as notas de corte do ProUni 2017 em cada curso. Com isso, os candidatos terão o direito de fazer o acompanhamento de suas situações e, caso julguem necessário, poderão escolher outros cursos. Este procedimento poderá ser repetido quantas vezes for necessário, desde que dentro do prazo, e sempre prevalecendo as últimas escolhas.

O resultado do ProUni 2017 será divulgado em duas chamadas regulares. Quem não for selecionado para o curso de primeira opção, tendo ou não sido aprovado no curso de segunda opção, terá o direito de continuar concorrendo às vagas que eventualmente não forem preenchidas no curso de primeira opção. Para isso, basta acessar o site oficial e manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni 2017.

Mesmo quem não for selecionado na lista de espera, estando ou não matriculado no curso de segunda opção, poderá se inscrever no novo processo seletivo que será aberto no meio do ano, selecionando alunos para o ProUni 2017 segundo semestre.

Mantenha seu foco na preparação para as provas do Enem 2016 e boa sorte no processo seletivo do ProUni 2017! Continue visitando nosso site e leia mais artigos que publicamos. Acompanhe também a nossa página no facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

[Total: 289    Média: 3.3/5]

{ 4 comments… read them below or add one }

nubia ribeiro dos remedios dezembro 13, 2016 às 21:05

GOSTARIA DEPARTICIPAR DO PROGRAMA PROUNI

Responder

nubia ribeiro dos remedios dezembro 13, 2016 às 21:08

GOSTARIA DE PARTICIPAR DO PROUNI POR QUE ACHO INTERESSANTE.PRECISO NESSA BOLSA DE ESTUDO.

Responder

Sebastiao costa neto janeiro 7, 2017 às 15:39

Que dia para o enen.

Responder

Sebastiao costa neto janeiro 7, 2017 às 15:40

Que dia para o ene2017.

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: