Quando começam as inscrições do Prouni 2017

Atualizado em: 3 agosto 2016

by Prouni 2017 on 03/08/2016

Inscrições Prouni 2017 começam em breve: O Programa Universidade para Todos é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa o ingresso de jovens estudantes em instituições privadas de ensino superior. Para cumprir o objetivo proposto, o Prouni concede bolsas de estudos integrais e parciais. As bolsas de estudos são distribuídas através de processos seletivos que ocorrem duas vezes durante o ano, um no primeiro e outro no segundo semestre.

As inscrições para o primeiro processo seletivo do Prouni 2017 devem acontecer logo no mês de janeiro. As datas devem ser divulgadas no Edital de regulamentação do programa. Para realizar inscrição os estudantes devem acessar o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Vale lembrar que as inscrições podem ser realizadas apenas através da rede mundial de computadores e não é cobrada nenhuma taxa dos interessados em concorrer a uma das milhares de bolsas de estudos que serão oferecidas no Prouni 2017.

A expectativa é que mais bolsas de estudos sejam oferecidas no Prouni 2017. Para se ter uma idéia, na edição do segundo semestre de 2016 foram ofertadas mais de 125 mil bolsas de estudos integrais e parciais do Prouni.

Tipos de bolsas de estudos do Prouni 2017

Quando começam as inscrições do Prouni 2017

O Prouni 2017 irá oferecer dois tipos de bolsas de estudos. A primeira modalidade é a bolsa de estudos integral que custeia 100% do valor das mensalidades do curso, são destinadas a estudantes cuja renda familiar bruta mensal seja de no máximo 1,5 salários mínimo.

Já a segunda modalidade de bolsa de estudos oferecida pelo Prouni 2017 é a parcial que custeia 50% do valor das mensalidades e são destinadas a estudantes que possuam renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.

Quem pode participar do Prouni 2017

As bolsas de estudos do Prouni 2017 são destinadas a estudantes de baixa renda que não tem condições de pagar mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. No entanto, para estar apto a participar dos processos seletivos o estudante deve atender no mínimo um dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública de ensino;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola particular, porém que tenha sido na condição de bolsista integral da instituição de ensino;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e outra parte em escola particular, mas na condição de bolsista integral da escola particular;
  • Ser pessoa com deficiência física;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino que pretenda utilizar uma das bolsas de estudos do Prouni 2016 em cursos voltados para sua área de atuação. Neste caso não há requisito de renda.

É obrigatório que o candidato a uma bolsa de estudos do Prouni 2017 tenha realizado as provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016. A nota mínima exigida nas provas de conhecimentos do Enem é de 450 pontos e nota maior que zero na prova de redação.

Processo Seletivo do Prouni 2017

Ao se inscrever no Prouni 2017 os estudantes devem em ordem de preferência informar duas opções de curso e instituição de ensino superior em que deseja utilizar a bolsa de estudos. Devem ser informados também qual a modalidade de concorrência (Lei de Cotas ou ampla concorrência ) e o tipo de bolsa de estudos que pode ser beneficiado.

Ao fim do período de inscrições o sistema informatizado do Prouni 2017, o Sisprouni, classifica de acordo as notas que os candidatos conseguiram no Enem 2016 e seleciona os melhores classificados de cada curso, modalidade de bolsa, instituição de ensino superior e modalidade de concorrência.

Os resultados do Prouni 2017 serão divulgados em duas chamadas, as datas serão divulgadas junto com o Cronograma oficial disponibilizado pelo MEC. Ambos poderão ser consultados no mesmo endereço eletrônico disponibilizado para realizar a inscrição no Programa. Os contemplados devem ficar atentos aos prazos para não correr o risco de perder a bolsa de estudos.

Caso não seja selecionado no primeiro processo seletivo do Prouni 2017 o estudante deve ficar atento a abertura do período de inscrições do segundo semestre do programa. E para estar sempre bem informado visita a pagina do Prouni 2017 no Facebook, curta e compartilhe com os amigos.

[Total: 43    Média: 3.3/5]

{ 6 comments… read them below or add one }

Adilson Antônio Dos Santos outubro 21, 2016 às 21:20

Quero participar do curso de graduação em Direito _ pela PUC-SP.
eSTOU DESMPREGADO . nÃO FIZ enen.

Responder

Annimo janeiro 7, 2017 às 23:24

Caro, infelizmente não é possível nem aqui e nem na china, cursar uma faculdade ainda mais na PUC-SP , e outra não adianta dar um de pobre coitado pois o governo não está nem ai pra você e se você acha que alguém vai dar-lhe algo só por que se encontra desempregado esse alguém só seria sua mãe ! Não o conheço, mas Limpar uma residência não mata ninguém, não vos serei machista !

Responder

Anônimo janeiro 7, 2017 às 23:24

Caro, infelizmente não é possível nem aqui e nem na china, cursar uma faculdade ainda mais na PUC-SP , e outra não adianta dar um de pobre coitado pois o governo não está nem ai pra você e se você acha que alguém vai dar-lhe algo só por que se encontra desempregado esse alguém só seria sua mãe ! Não o conheço, mas Limpar uma residência não mata ninguém, não vos serei machista !

Responder

Anônimo janeiro 7, 2017 às 23:27

Obs: Sem prestar exame ( Enem ). A não ser que você pague por sua conta, lamento dizer mas vamos ser realista ! Não há CRISE ! Somos Brasileiros e nunca desistimos de nossos sonhos ! Abraços

Responder

Lory Brit janeiro 13, 2017 às 10:27

Existem formas e formas de transmitir-se uma mensagem, educação se adapta a qualquer realidade, creio que se tem coragem de dizer algo de forma ríspida á alguém tenha a mesma coragem para identificar-se.
Não julgue a realidade dos outros, e caso tenha que ser realista, use do bom senso.

Responder

Adalberto janeiro 18, 2017 às 00:34

Qual a data para inscrição para o ProUni 2017?

Responder

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: