Prouni 2017: Inscrições, Edital e Cronograma

Atualizado em: 7 novembro 2016

by Prouni 2017 on 07/11/2016

Em breve será divulgado o documento que normatiza a edição do Prouni 2017

Todo concurso ou seleção para vagas ou cargos públicos deve ter seus critérios de realização regidos por um documento oficial que é divulgado pelo órgão ou instituição responsável por sua realização, e a este documento damos o nome de Edital. O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal gerenciado pelo Ministério da Educação que através de processo seletivo concede bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior para pessoas de baixa renda que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A elaboração e divulgação do Edital do Prouni 2017 são responsabilidades do MEC, o que deve ocorrer em breve.

Através deste documento os candidatos conhecerão informações importantes de como participar e conseguir uma bolsa de estudos no processo seletivo do Prouni 2017, como por exemplo, a obrigatoriedade de ter participado da última edição do Enem e ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas quatro provas de conhecimentos que compõe o Exame e não tirar nota zero na prova de redação.

No edital do Prouni 2017 serão relacionados os critérios que os candidatos devem estar enquadrados em pelo menos um para ter direito a concorrer uma das várias bolsas de estudos que serão oferecidas pelo Programa. Os critérios publicados no último edital foram os seguintes:

  • a renda familiar do candidato por cada integrante da família deve ser de no mínimo um e meio e máximo de três salários mínimos;
  • ser portador de necessidades especiais;
  • ter cursado integralmente o ensino médio em escola publica, ou ter cursado o ensino médio em escola particular porem como bolsista integral da instituição que frequentou;
  • ser professor integrante do quadro efetivo da rede pública de ensino, que lesione para alunos do ensino fundamental e que deseje utilizar a bolsa de estudos em cursos voltados para a área da Licenciatura. É bom lembrar que para este grupo de participantes não é exigida a comprovação de renda familiar.
Prouni 2017 - Inscrições, Nota de Corte, Resultado, Cronograma

Prouni 2017 – Inscrições, Nota de Corte, Resultado, Cronograma

São milhares de vagas oferecidas a cada edição do Prouni, porém, ao ser publicado o edital o candidato terá a confirmação que poderá optar por dois cursos diferentes para concorrer a uma bolsa de estudos. As opções devem ser informadas no momento da inscrição para participar do Programa, e devem ser feitas de acordo a sua ordem de preferência.

As inscrições para o Prouni 2017, assim que for publicado o seu edital poderão ser realizadas apenas através da internet no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/.

Cronograma oficial do Prouni 2017

O cronograma oficial do Prouni 2017 com as datas do período de inscrições, divulgação dos resultados das chamadas, períodos para inscrição na lista de espera e o período para procurar as instituições de ensino superior para efetivar a matrícula ainda não foi divulgado.

O certo porem e que como em edições anteriores o Prouni 2017 contara com duas edições uma no primeiro e outra no segundo semestre do ano. E é provável que as inscrições para a edição do primeiro semestre ocorram nas primeiras semanas do mês de janeiro.

Fiquem atentos e continuem a visitar o site, pois divulgaremos tão logo sejam publicados os links para consulta do Edital e do Cronograma do Prouni 2017.

[Total: 183    Média: 3.2/5]

{ 8 comments… read them below or add one }

Davi Augusto Schmist novembro 22, 2016 às 23:55

quando abre as inscrições para o ProUni 2017?

Responder

jessica patricia gomes dos santos dezembro 2, 2016 às 16:18

muito legal…Dou graças a Deus se eu conseguir uma bolsa dessa.

Responder

josineide fernandes da silva dezembro 3, 2016 às 17:11

Gostaria de participar do programa.

Responder

joão edison martins janeiro 12, 2017 às 19:42

gostaria de saber se pode ser usada , a nota de exames do enem , anterior a 2016 ?
dede já estou grato

Responder

Jaqueline janeiro 13, 2017 às 11:37

Gostaria de saber se esta aberto as inscrições para o programa

Responder

Neison Roberto janeiro 19, 2017 às 19:42

Gostaria de saber quantos dias leva pra sair o resultado depois de realizado a inscrição no PROUNI???

Responder

Márcio Bacelar fevereiro 1, 2017 às 18:16

Boa tarde!
Eu ainda não entendi a questão das bolsas das instituições e seus critérios.
Em fim o indivíduo que tirou uma nota 450, e não tirou nota 0 na redação.
Participa Ok até aí tudo bem
Mais a minha pergunta é a seguinte, ele só pode concorrer as bolsas e cursos relacionados a nota de corte dele.
Ou seja se a instituição estiver oferecendo, um curso onde a nota de corte é 600 , e o indivíduo Paulo tirou 450, ele não pode ser contemplado.

Responder

ruan fevereiro 15, 2017 às 15:10

Uma ótima oportunidade para muitos.

Responder

Leave a Comment

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: