PROUNI 2017 Inscrições: Como se Inscrever

Atualizado em: 19 novembro 2016

by Prouni 2017 on 19/11/2016

As inscrições do Prouni 2017 terão início no mês de janeiro. Neste artigo vamos ensinar como se inscrever, mas de antemão informamos que o estudante não poderá ser portador de diploma do ensino superior. O Programa Universidade para Todos é gerenciado pelo Ministério da Educação que utiliza a nota do Enem como critério de seleção para bolsas de estudos integrais e parciais de até 50% em universidades privadas reconhecidas e disponíveis na lista do MEC.

O Prouni 2017 faz parte dos programas educacionais tendo o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), mas ambos possuem opções diferentes, mas são todos relacionados ao ensino superior. O programa só aceita nas bolsas regulares aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2016. É disponibilizado também as bolsas remanescentes que são destinadas para professores de rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, sendo válida apenas para o curso de licenciatura destinados a formação de magistério ou tenha participado do exame a partir do ano de 2010 e tenha tirado nota mínima.

Inscrições do Prouni 2017

O Prouni 2017 possui algumas exigências para poder se inscrever, mas a principal é a nota mínima que deverá ser maior ou igual a 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação, lembrando que algumas instituições exigem uma certa pontuação. Além disto, o estudante deverá se identificar em pelo menos alguma destas opções: cursado o ensino médio em escola de rede pública; completado o ensino médio em escolas privadas, mas na condição de bolsista integral; cursado parcialmente em escola pública tendo concluído em escola privada, mas na condição de bolsista integral ou ser professor de rede pública.

Para poder se inscrever basta possuir o número de inscrição do Enem e senha. Com estes dados em mãos basta acessar o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Para poder se inscrever e concorrer a bolsas integrais deverá possuir uma renda bruta salarial de até um salário e meio por pessoa por mês. Para bolsistas parciais de até 50% o sistema exige que o estudante possua renda salarial bruta de até três salários mínimos por pessoa por mês. Para aqueles que não sabem as bolsas remanescentes são para aquelas vagas em cursos não preenchidas na chamada regular.

O sistema permite que o estudante opte por dois tipos de cursos, mas deverá ser informado em ordem de preferência. Caso o participante mude de ideia poderá acessar a página e efetuar a alteração no prazo das inscrições, caso contrário será válida aquelas informações disponíveis. As inscrições para o Prouni 2017 são totalmente gratuitas, normalmente sendo realizado dois processos seletivos por ano, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo. Para se cadastra nas bolsas remanescente é pedido apenas a apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), pois através dele o sistema confere todas as informações exigidas.

Resultado do Prouni 2017

Inscrições para o Prouni 2017 começam em janeiro

O resultado do Prouni 2017 será divulgado na página de acompanhamento do estudante. Os estudantes pré-selecionados deveram comparecer as instituições optadas e ficarem atentos em relação a documentação exigida, pois deveram comparecer no prazo estabelecido com tudo em mãos, caso contrário poderá perder a bolsa.

Normalmente as instituições pedem: Documento de identidade do candidato e dos membros familiares; conta de luz, água ou telefone; comprovante de rendimento; apresentação de documento de separação, divórcio ou óbito dos pais caso sejam; o estudante que efetuar pagamento de pensão alimentícia deverá apresentar; comprovante do ensino médio; para os professores da educação básica deveram ser comprovados e aqueles portadores de deficiência com documento de comprovação.

Para mais informações sobre o Prouni 2017, curta e compartilhe a página do Facebook (clique aqui para acessar). Boa sorte!

[Total: 88    Média: 3.3/5]

{ 1 comment… read it below or add one }

Eduardo dezembro 13, 2016 às 22:22

Esperando ansiosamente para me increver no programa ProUni e fazer EaD.

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: