Inscrições Prouni 2017 terão início em breve

Atualizado em: 9 janeiro 2017

by Prouni 2017 on 08/01/2017

Neste artigo apresentamos todas as informações necessárias sobre as inscrições do Prouni 2017. O Programa Universidade para Todos faz parte do gerenciamento pelo MEC para alunos concorrer a bolsas em instituições de ensino superior. A primeira coisa a ser feita é acessar no período determinado e participar do Enem.

O Governo Federal criou programas educacionais no ano de 2009 para o ensino superior. Atualmente o programa concede bolsas parciais e integrais de 50% a 100% variando de acordo com as condições financeiras do candidato. O candidato deverá acessar a lista de instituições de ensino disponíveis.

As inscrições para o Prouni 2017 são feitas uma por semestre, sendo a primeira no mês de janeiro após o encerramento do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) e outra abertura em junho. A edição atual está prevista iniciar na segunda quinzena de janeiro.

Os cadastros devem ser realizados apenas pela internet, acessando o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Para isto o participante precisa do número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e a senha. Caso não lembre só será possível a recuperação na página do exame.

Critérios para Inscrições do Prouni 2017

Inscrições Prouni 2017 terão início em breve

O Prouni possui duas fases disponibilizando a chamadas regulares e a ocupação de bolsas remanescentes. Para estar apto a concorrer a uma bolsa de estudos na chamada regular o candidato deve atender a alguns dos seguintes critérios:

  • Não possuir diploma de nível superior;
  • Ter participado do Enem 2016;
  • Ter atingido uma nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais (Ciências Humanas; Matemática; Ciências da Natureza e Linguagens, códigos e suas tecnologias);
  • Não ter “zerado” a prova de redação do Enem;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter sido bolsista integral da instituição caso tenha cursado o ensino médio em escola particular.

A renda financeira familiar bruta deverá ser de até um salário e meio por pessoa para optar em concorrer bolsa integral. Participantes com renda superior a um salário mínimo e meio e até três salários concorrem a bolsas parcial podendo chegar até 50% de desconto, dependo da condição financeira do candidato.

Professores efetivos da rede pública de ensino da educação básica são dispensados da comprovação de renda. Neste caso as bolsas de estudos devem ser para custear cursos voltados para a área do magistério.

Processo seletivo do Prouni 2017

O estudante no ato da inscrição para participar do processo seletivo do Prouni 2017 deve informar duas opções de curso. As opções devem ser na ordem de preferencial do estudante. Durante o período para se cadastrar é possível que haja alteração de curso ou instituição.

Estudantes portadores de deficiência física ou que declarem ser pardos, negros ou indígenas podem concorrer a bolsas de estudos do Prouni 2017 destinadas as políticas de ações afirmativas, mas em certas situações é obrigado a comprovação de documentos.

Ao fim do período de inscrições o sistema informatizado SISPROUNI irá realizar a classificação dos estudantes pré-selecionados. A classificação obedece a opção prioritária do estudante, o número de bolsas disponíveis e a nota alcançada.

São realizadas duas chamadas de estudantes pré-selecionados. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos para comparecer as instituições em que foram selecionados e comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. Os documentos e prazo podem ser encontrados no edital ou site do programa.

Lista de espera do Prouni 2017

A lista de espera é disponibilizada para as instituições após os dois resultados para o preenchimento de vagas não ocupadas. Caso as regras permaneça o candidato será automaticamente colocado à disposição na lista.

Em breve divulgaremos mais informações do Prouni 2017 como o edital. Para mais acompanhar na rede social, visite a página do Facebook. Curta e compartilhe!

[Total: 151    Média: 3/5]

{ 2 comments… read them below or add one }

elisa santos fevereiro 3, 2017 às 02:11

O Prouni deveria prorrogar igual o SISU

Responder

orlando bicalho junior fevereiro 3, 2017 às 14:26

muito bm o saite

Responder

Leave a Comment

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: