Inscrições Prouni 2017 começam na segunda quinzena de Janeiro

Atualizado em: 7 dezembro 2016

by Prouni 2017 on 07/12/2016

Inscrições do Prouni 2017 – Programa Universidade para Todos. O programa teve início no ano de 2009 criado pelo Governo Federal para que estudantes possam concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas sendo elas integrais ou parciais podendo até 50% de desconto. A princípio está prevista que as inscrições iniciem no mês de janeiro após o encerramento do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que também faz parte dos programas educacionais.

O Prouni 2017 possui duas fases sendo a chamada regular e processo de ocupação de bolsas remanescentes. Para poder se inscrever possui algumas exigências que iremos falar logo a seguir, mas a princípio o candidato não poderá ser portador de diploma do ensino superior.

Como se inscrever no Prouni 2017

As inscrições para o Prouni 2017 estarão abertas em janeiro e normalmente no mês de junho, pois é aberto por semestres como nas instituições. Para poder se cadastrar outra exigência é que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2016 (concorrendo as bolsas regulares) tirando nota maior ou igual a 450 pontos em Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias e 500 pontos na redação. Lembrando que parar as bolsas remanescentes também é exigido a mesma quantia de nota apresentada logo a cima com exceção dos professores.

As inscrições são totalmente gratuitas e feitas exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Para poder se cadastrar é obrigatório que o estudante apresente o número de inscrição do Enem e a senha. Caso tenham esquecido deveram acessar a página do exame e recuperar. Além da exigência de nota mínima o candidato deverá se identificar a pelo menos uma destas opções para poder ser bolsista pelo Prouni 2017:

  • Cursado todo o ensino médio em escola de rede pública;
  • Completado o ensino médio em escola de rede provada, mas deverá ser no efetivo de bolsista integral;
  • Cursado parcialmente o ensino médio em escola privada no efetivo de bolsista integral, mas ter concluído o estudo na pública;
  • Ser portador de deficiência;
  • Professor de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoa permanente da instituição pública. Os estudantes deveram estar conscientes em concorrer a bolsas no curso de licenciamento.

Para poder concorrer a bolsas integrais o estudante deverá ser portador de uma renda salarial bruta mensal de até um salário mínimo e meio. As parciais o candidato deverá possuir até três salários mínimos. Lembrando que deverá ser por pessoa e não total. Para poder se cadastrar na bolsa remanescente deverá apresentar alguma dessas exigências:

  • Seja professor em escola de rede pública no efetivo exercício magistério da educação básica e integrante o quadro de pessoal permanente da instituição pública. O estudante deve cursar os com grau de licenciatura destinados à formação da educação básica;
  • Inscrições para o Prouni 2017 começam em janeiro

  • Tenha participado do Enem em 2010 em diante e na mesma edição tenha tirado nota mínima.

A renda salarial do estudante para as bolsas remanescentes são a mesma do regular, mas para poder se inscrever deverá preencher pelo menos uma das opções: Cursado o ensino médio em escola de rede pública ou sendo privada, mas deverá ser bolsista integral; portador de deficiência ou professor de escola de rede pública no efetivo exercício. A comprovação de renda só não é obrigatória para os professores.

No decorrer da inscrição do Prouni 2017 o estudante deverá cadastrar uma senha devendo ser composta por número ou letra sendo no máximo 8 dígitos e no mínimo 4. Esta senha dará acesso para os candidatos aos dados pessoais e lista com os pré-selecionados e confirmação do resultado.

Resultados e matrícula do Prouni 2017

O resultado do Prouni 2017 será através da página de acompanhante logo após o encerramento das inscrições. A nota de corte é apresentada no decorrer do cadastro, mas poderá validar apenas o último dia, pois o cálculo é feito baseado no número de inscritos e quantidades de vagas. Os estudantes deveram ficar atentos aos documentos exigidos para a matriculo, vamos apresentar alguns deles. Lembrando que a lista de espera é automaticamente ativa para aqueles que não foram selecionados, sendo assim disponibilizando para todas as instituições participantes do programa.

No período da matricula que será informado os estudantes provavelmente deveram apresentar comprovantes de rendimentos; comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, caso seja; comprovante de residência; comprovante de pagamento de pensão, caso seja necessário; documento de conclusão do ensino médio; comprovante de deficiência e comprovante de professor de educação de acordo com a opção. Sendo assim passará por uma avaliação e sendo divulgado normalmente no próximo dia útil, por isto não é bom deixar para o ultimo dia.

Para mais informações sobre o Prouni 2017, curta e compartilhe a página do Facebook (clique e conheça)!

[Total: 193    Média: 3.2/5]

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: