Inscrições para o Prouni 2017 começam em Janeiro

Atualizado em: 11 junho 2016

by Prouni 2017 on 11/06/2016

Inscrições para o Prouni 2017 começam em janeiro. Quem tem o sonho de estudar em uma renomada instituição de ensino superior e ter os estudos custeados pelo Governo Federa deve ficar atento, pois em janeiro serão abertas as inscrições do Programa Universidade para Todos – Prouni 2017, uma iniciativa do Ministério da Educação, que com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior concede através de processo seletivo bolsas de estudos para estudantes de baixa renda que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio.

As inscrições para o 1º processo seletivo do Prouni 2017 serão abertas em janeiro. Durante o ano são realizadas duas edições, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Para se inscrever os estudantes devem acessar o site do Programa e atender a algum dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio em escolas da rede publica de ensino
  • Se tiver cursado o ensino médio em escola particular que tenha sido na condição de bolsista, com bolsa de estudos custeada pela escola onde estudou,
  • Ter uma renda familiar de que esteja no patamar de um salário mínimo e meio e máximo de três salários mínimos,
  • Ser portador de algum tipo de deficiência física,
  • Ser professor da rede pública de ensino e que queira utilizar a bolsa de estudos para custear cursos superiores voltados para o aperfeiçoamento profissional, como cursos de Licenciatura, Letras, etc. Neste caso, o requisito de renda familiar não é exigido.

As inscrições do Prouni 2017 são gratuitas, no ato o estudante deve informar o número da inscrição e a senha que utilizou para participar do Enem 2016 e também deve informa quais os cursos que deseja utilizar a bolsa de estudos do Prouni 2017.

Inscrições para o Prouni 2017 começam em janeiro

Bolsas de estudos e Inscrições Prouni 2017

São dois tipos de bolsas de estudos que o estudante pode concorrer no Prouni 2017, a bolsa de estudos integral que custeia 100% do valor das mensalidades e a bolsa de estudos parcial que custeia 50% do valor das mensalidades. O que determina o tipo de bolsas de estudos que o estudante tem direito é a sua renda familiar per capta, ou seja, quanto cada membro economicamente ativo de sua família recebe.

No ato da inscrição para o processo seletivo do Prouni 2017, o estudante informa em ordem de preferência, dois cursos de graduação superior que deseja cursar utilizando a bolsa de estudos do Programa. Os cursos podem ser de diferentes instituições de ensino superior. A seleção é feita com base nas notas que os candidatos conseguiram no Enem 2016. Durante o período de inscrições o sistema calcula a nota de corte, ou nota mínima que cada curso exige para que o candidato seja contemplado com a bolsa de estudos do Prouni 2017.

São realizadas duas chamadas onde são contemplados melhores classificados em cada curso de acordo com a nota obtida no Enem 2016. É possível que os candidatos que não tenham sido selecionados em nenhuma das chamadas optem por participar de uma lista de espera para concorrer a bolsas de estudos que não foram preenchidas.

Para mais informações acesse a página do Prouni 2017 no facebook, e continue a visitar nosso site, pois em breve divulgaremos o cronograma do Prouni 2017.

[Total: 15    Média: 3.7/5]

{ 2 comments… read them below or add one }

David dezembro 20, 2016 às 09:33

Bom dia!
Eu não participei do ENEM 2016, por essa razão não poderei ingressar no Próuni?

Responder

Júlio janeiro 7, 2017 às 11:21

Bom dia David!Fui orientado pelo sistema do MEC através do telefone 0800616161,que e necessário o numero de inscrição de 2016 para não gerar erro ao fazer a inscrição no processo de seleção do 1 semestre de 2017.

Responder

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: