Inscrições do Prouni 2017 serão abertas em 31 de janeiro

Atualizado em: 23 janeiro 2017

by Prouni 2017 on 14/01/2017

As inscrições do Prouni 2017 – Programa Universidade para Todos estarão abertas dia 31 de janeiro. O programa foi criado pelo Governo Federal no ano de 2009 com intuito de que estudantes concorram a bolsas de estudos em instituições privadas.

O Prouni 2017 possui bolsa integral e bolsa parcial podendo ser até 50%, mas dependerá da renda familiar do candidato. O programa abre as inscrições por semestre sendo o primeiro em janeiro e normalmente o segundo em junho.

Além do Prouni o Governo criou o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) entre outros. Ambos possuem o mesmo objetivo que é ingressar estudantes no ensino superior, mas com propósitos diferentes.

Período de inscrições do Prouni 2017 primeiro semestre

A inscrição do Prouni 2017 é totalmente gratuita, pois serão os mesmos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estará disponível no dia 31 de janeiro na parte da manhã com o fechamento às 23h59min horário de Brasília para atualização na madrugada do dia 31 estando disponível pela manhã normalmente.

O único método de efetuar a inscrição é pela internet e através do endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/. Para iniciar o cadastro basta informar o número de inscrição do Enem 2016 e a senha. Aqueles que esqueceram a senha deverá acessar a página do exame e clicar na opção “esqueci minha senha”.

No decorrer da inscrição o estudante deverá optar em dois tipos de curso informando em ordem de preferência. Além disto o candidato escolhe qual bolsa gostaria de concorrer e modalidade. Os deficientes e aqueles autodeclarem pretos, pardos e indígenas possuem o direito de concorrer na modalidade de políticas de ações afirmativas.

Para concorrer a bolsas integrais o candidato deverá obter renda bruta salarial de um e meio por pessoa. Para as bolsas parciais deverá ser de um salário e meio até três por pessoa.

Para a chamada regular além da renda o estudante não poderá ser portador de diploma de ensino superior e outros critérios como: participação no Enem 2016; obter nota mínima igual ou superior a 450 pontos em cada matéria e maior que zero na redação; cursado o ensino médio em escola de rede pública ou bolsista integral e escolas privadas.

Além da chamada regular o Prouni 2017 possui a ocupação de bolsas remanescentes.

Resultado do Prouni 2017

Ao encerrar as inscrições do Prouni 2017 o SisProuni irá selecionar os melhores colocados respeitando principalmente opção prioritária do estudante, o número de bolsas disponíveis e a nota alcançada.

Imagem Tudo sobre inscrições Prouni 2017

Para acessar o resultado basta acessar o site do programa informar dados e ter acesso a página do candidato, pois nela contém todas as informações do participante juntamente com colocação na lista de selecionados.

Os selecionados deverão comparecer nas instituições no prazo estabelecido com todos os documentos em mãos. A princípio será comprovante de renda; documento de conclusão do ensino médio (histórico); endereço residencial. Dependendo da opção é obrigatório apresentação de outros documentos, por isto é importante comparecer na instituição antes do resultado ou nos primeiros dias.

Os bolsistas do Prouni 2017 receberá a confirmação de matricula após entregar os documentos no próximo dia útil. Aqueles que não foram selecionados terão a chance de concorrer através da lista de espera, pois é entregue as instituições para o preenchimento de vagas não ocupadas.

Para esta apto a participação da lista de espera do Prouni 2017 o candidato não foi selecionado em nenhuma das opções ou apenas na segunda. Todavia concorrerá apenas as vagas disponíveis na primeira opção de curso.

Acesse a página do Facebook Prouni 2017, curta e compartilhe para mais informações.

[Total: 502    Média: 3.1/5]

{ 1 comment… read it below or add one }

clara pedroso janeiro 15, 2017 às 13:59

oi gostaria de saber eu tenho meu nome na spc posso participar do prouni

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: