Inscrições 2º Semestre ProUni 2017: Vagas Remanescentes

Atualizado em: 29 julho 2017

by Prouni 2017 on 29/07/2017

As inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos – ProUni 2017 serão abertas a partir desta segunda-feira dia 31 de julho. As matrículas só poderão ser feitas pela internet.

Os candidatos devem ficar atentos aos prazos, pois no período começa no dia 31 de julho e vai até o dia 25 de agosto. Neste período, apenas os candidatos que não estão matriculados em uma instituição de ensino superior vão poder concorrer a uma bolsa do ProUni 2017. A partir de 30 de outubro o MEC irá divulgar um novo período para já está matriculado poder se inscrever.

Ao todo serão disponibilizadas 77 mil vagas de bolsas remanescentes do ProUni 2017. Vale lembrar que para este ano foram liberadas mais 147 mil vagas para serem distribuídas entre as 1076 instituições de ensino que aderiram ao ProUni 2017.

Critérios para concorrer a uma bolsa remanescente do ProUni 2017

Podem se inscrever neste processo seletivo das bolsas remanescentes do ProUni 2017 quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e que tenha obtido nota igual ou acima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e nota superior a zero na redação.

Vale lembrar que ao concluir a inscrição o candidato aguardo a concessão da bolsa mediante a comprovação dos requisitos legais de acordo com regulamento do ProUni marque na agenda dois dias úteis depois da inscrição o candidato já pode comparecer a respectiva instituição de ensino superior para efetivar a matrícula.

Além da participação no Enem, os candidatos a uma bolsa do ProUni 2017 devem atender a pelo menos uma das cinco condições listadas:

  1. Ter cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública de ensino;
  2. Ter cursado o ensino médio integralmente em escola particular, porém que tenha sido na condição de bolsista integral da instituição de ensino;
  3. Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e outra parte em escola particular, mas na condição de bolsista integral da escola particular;
  4. Ser pessoa com deficiência física;
  5. Ser professor efetivo da rede pública de ensino que pretenda utilizar uma das bolsas de estudos do ProUni 2017 em cursos voltados para sua área de atuação.

Processo seletivo das bolsas de estudos do Prouni 2017

O ProUni 2017 irá oferecer dois tipos de bolsas de estudos. A primeira modalidade é a bolsa de estudos integral que custeia 100% do valor das mensalidades do curso, são destinadas a estudantes cuja renda familiar bruta mensal seja de no máximo 1,5 salários mínimo.

Já a segunda modalidade de bolsa de estudos oferecida pelo ProUni 2017 é a parcial que custeia 50% do valor das mensalidades e são destinadas a estudantes que possuam renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.

Ao se inscrever no ProUni 2017 os estudantes devem em ordem de preferência informar duas opções de curso e instituição de ensino superior em que deseja utilizar a bolsa de estudos. Devem ser informados também qual a modalidade de concorrência (Lei de Cotas ou ampla concorrência) e o tipo de bolsa de estudos que pode ser beneficiado.

Ao fim do período de inscrições o sistema informatizado do ProUni 2017, o SisProuni, seleciona de acordo as notas do Enem seleciona os melhores classificados de cada curso, modalidade de bolsa, instituição de ensino superior e modalidade de concorrência.

Lista de Espera do Prouni 2017

A lista de espera do ProUni 2017 é disponibilizada para estudantes não contemplados ou contemplados com a segunda opção de curso. Serão disponibilizadas as bolsas de estudos remanescentes das chamadas regulares.

Para participar da lista de espera o estudante deve dentro do período manifestar o interesse em participar através do site do ProUni 2017.

Não perca nenhuma informação sobre o processo seletivo do ProUni 2017. Visite a página do Facebook e também compartilhe com seus amigos.

[Total: 38    Média: 2.6/5]

{ 1 comment… read it below or add one }

José Milton Rosa Junior agosto 25, 2017 às 18:03

Tenho interesse em vaga remanescente do PROUNI.

Responder

Leave a Comment

Previous post: