Como se inscrever no Prouni 2017

Atualizado em: 5 setembro 2016

by Prouni 2017 on 05/09/2016

Em breve será possível realizar inscrição para concorrer a uma das bolsas de estudos do Prouni 2017. Em ai mais uma edição do Programa Universidade para Todos – Prouni 2017, o Ministério da Educação (MEC) pretende possibilitar para milhares de pessoas a oportunidade de obter um diploma de graduação de nível superior. Para atender a este objetivo o Prouni 2017 irá conceder através de processo seletivo bolsas de estudos para cursos em instituições privadas de ensino superior para estudantes que ainda não tenham diploma de curso superior.

Interessados em realizar a inscrição para participar do processo seletivo do Prouni 2017 devem obrigatoriamente ter realizado as provas da edição realizada em 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A nota mínima exigida nas provas do Enem é de 450 pontos nas provas de conhecimentos e não ter obtido nota zero na prova de redação. Quanto maior a média geral que o candidato conseguir no Enem, maior a chance do candidato ser contemplado com uma bolsa de estudos do Prouni 2017.

As inscrições para participar do Prouni 2017 são realizadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico do programa http://siteprouni.mec.gov.br/. É necessário que no ato da inscrição os candidatos informem o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também a data de nascimento. Através destes dados o sistema informatizado do Prouni irá verificar se o candidato participou de alguma edição do Enem . Deve ser informado também um endereço de e-mail valido para que o candidato receba informações relativas ao processo seletivo do Prouni 2017.

Quem está apto a participar do Prouni 2017

Como se inscrever no Prouni 2017

Está apto a participar do Prouni 2017 o candidato que atender no mínimo uma das seguintes exigências:

  • Tenha cursado integralmente o ensino médio em escola da rede pública;
  • Tenha cursado parte do ensino médio em escola da rede pública e parte como bolsista em escola particular,
  • Ser pessoa com deficiência física,
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino que atue na área da educação básica. Neste caso o candidato deve concorrer a bolsas de estudos para cursos de licenciatura e não será levado em conta o item que diz respeito a renda familiar.

Processo seletivo e modalidades de bolsa de estudos do Prouni 2017

É no momento em que está realizando a inscrição para participar do Prouni 2017 que o candidato deve informar qual o curso de nível superior deseja se contemplado utilizar a bolsa de estudos. Ao todo deve ser informado o curso e também a instituição de ensino superior e o turno.

Outra informação importante é se o candidato ira concorrer às vagas de ampla concorrência ou as vagas destinadas as políticas afirmativas (vagas destinadas a atender a Lei de Cotas).

A escolha do tipo de bolsa de estudos que o candidato tem direito de concorrer no Prouni 2017 vai depender da sua renda familiar mensal do candidato. São dois os tipos de bolsas de estudos oferecidas, a bolsa de estudos integral que custeia 100% do valor das mensalidades do curso e a bolsa de estudos parcial, que cobre 50% do valor das mensalidades.

Os estudantes que tem uma renda familiar de até um salário mínimo e meio pode concorrer a bolsa de estudos integral. Já os que ultrapassam esse valor e tenham uma renda familiar bruta de até três salários mínimos podem concorrer a bolsas de estudos parcial do Prouni 2017.

O processo seletivo do Prouni 2017 será realizado em duas chamadas, sendo que os participantes que de acordo a opção de curso e disponibilidade de vagas para as bolsas de estudos apresentarem as melhores notas obtidas no Enem.

Vale lembrar que todas as informações fornecidas no ato da inscrição devem ser comprovadas através de documentos e caso isto não ocorra o candidato pode perder a bolsa de estudos com que foi contemplado no Prouni 2017.

Início das inscrições: O MEC ainda não divulgou quando começa o período de inscrições do Prouni 2017, mas a expectativa é que seja na primeira quinzena do mês de janeiro e tão logo seja aberto.

Visite a pagina do Prouni 2017 no Facebook e fique sempre por dentro de tudo sobre este maravilhoso programa do Governo Federal.

[Total: 52    Média: 3.5/5]

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: