Bolsas de Estudos Prouni 2017

Atualizado em: 23 julho 2016

by Prouni 2017 on 23/07/2016

Bolsas de estudos Prouni 2017 – Programa Universidade para Todos. O programa é destinado para estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016. O sistema do programa é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) e exige nota mínima 450 pontos em cada matéria (Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias) e que não zere a redação.

O Prouni 2017 contém bolsas integrais e parciais (entraremos em detalhes a seguir) para instituições privadas. O Prouni foi criado no ano de 2009 juntamente com o restante dos programas educacionais. O sistema também exige que os estudantes não possuem certificado de conclusão do ensino superior e renda mínima.

Detalhes sobre as bolsas do Prouni 2017

Bolsas de Estudos Prouni 2017

Como já foi informado a cima o programa possui dois tipos de bolsas sendo integral e parcial de até 50%. Para poder ser bolsista integral pelo Prouni 2017 o candidato precisa comprovar uma renda salarial de até um salário mínimo e meio mensal por pessoa. A exigência para os bolsistas parciais é de até três salários mínimos por pessoa. Muitos candidatos acham que precisa fazer o vestibular da universidade que gostaria de se matricular, mas estão enganados pois basta apenas comparecer ao Enem 2016, tirar nota mínima exigida e acessar o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/ e se inscrever.

A inscrição do Prouni 2017 é totalmente gratuita e feita exclusivamente no link informado logo a cima. Para se inscrever o candidato precisa apresentar o número de inscrição do Enem 2016 e senha. Caso tenha esquecido basta acessar a página do exame informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e clicar na opção “esqueci minha senha”. Assim o candidato opta por receber a senha provisória através de um SMS ou enviada para o e-mail informado no decorrer da inscrição.

Para poder se inscrever é importante se encaixar a pelo menos uma das exigências abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio em escola de rede pública;
  • Tenha concluído o ensino médio em escola de rede privada, mas na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado parcialmente o ensino médio em escola de rede pública, mas concluiu em escola de rede privada na condição de bolsista integral;
  • Portador de deficiência;
  • Professor de rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica. O estudante deve ser integrante do quadro de pessoa permanente de instituição pública e disposta a concorrer a bolsas exclusivamente ao curso de licenciatura. Lembrando que para esta opção não é necessário a apresentação de renda.

No decorrer da inscrição o participante deve apresentar duas opções de curso (sendo em ordem de preferência), instituição e turno dentre a disponibilização de bolsas. Os estudantes portadores de deficiência ou indígenas poderão optar em concorrer a bolsas políticas de ação afirmativa. No dia seguinte ou no final da inscrição o sistema do Prouni 2017 calcula a nota de corte (o cálculo é baseado no número de estudantes inscritos e número de vagas disponíveis para aquele curso) e disponibilizará uma lista com os pré-selecionados, mas esta lista não é oficial pois será calculada diariamente.

Os candidatos selecionados deverão apresentar nas instituições o documento de identificação do estudante e dos membros familiares; comprovante de residência; comprovantes de rendimentos; comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, caso seja; comprovante de pagamento de pensão, caso seja necessário; documento de conclusão do ensino médio; comprovante de deficiência e comprovante de professor de educação de acordo com a opção.

O Prouni 2017 utiliza a maior nota alcançada com critério de desempate:

  1. Nota da Redação;
  2. Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  3. Matemática e suas tecnologias;
  4. Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  5. Ciências Humanas e suas tecnologias.

Após a chamada regular o sistema disponibiliza para as instituições a lista de espera para o preenchimento de vagas. Os estudantes que não forem selecionados em nenhuma das opções ou apenas na segunda opção poderá manifestar interesse acessando a página do participante.

Para mais atualizações do site, curta e compartilhe a página do Facebook Prouni 2017. Boa sorte!

[Total: 15    Média: 3/5]

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: